domingo, 10 de maio de 2009

"A Revolução dos Bichos"


"A Revolução dos Bichos" conta a satírica história da pequena Fazenda Granja no interior da Inglaterra, onde cansados da exploração humana, e movidos pelos sonhos libertários do grã mestre, o porco Old Major, os animais armam uma revolução sob o lema, "quatros patas bom, duas ruim", tomam a fazenda e expulsam os humanos do local. Aos poucos destacando-se pela capacidade intelectual, e sob o julgo de serem da mesma espécie que o grã teórico da revolução, os porcos vão tornando-se líderes do movimento. Assumindo de vez o poder, com a aceitação dos animais que abdicam da liberdade pela segurança, e acabam ficando sem nenhum delas, ascoisas vão mudando pouco a pouco, as canções revolucionárias coletivas tornam-se contemplativas aos supostos mantenedores intelectuais do movimento, os mandamentos vão sendo modificados pouco a pouco pelos porcos, que a cada dia vão assemelhando-se aos antigos exploradores e logo tornam-se impossível distinguir quem é quem.
A livro do George Owell é uma das obras mais contundentes de crítica ao comunismo implantado, é de fácil associação os personagens do livro aos contrutores do socialismo, o velho teórico, o porco Old Major, representa Marx, que futuramente teria seus velhos sonhos deturpados e utilizados na construção de uma sociedade autoritária, o porco Bola-de-Neve, que é expulso da fazenda como traidor, representa Trótsky, vide seus pensamentos em expandir os vigores revolucionários às outras fazendas e Napoleão que prefere foratalecer a sua fazenda e implementa a autoridade no local,é facilmente associado a Stálin.
Pois bem, neste sábado passei em Gomorra para pegar emprestado uma cartilha com os principais escritos do Proudhon, que pretendo falar aqui em outra oportunidade, me deparo com alguns gomorrenses assistindo a "Revolução dos Bichos" (1999), de direção do Jonh Stephanson, filme homônimo a obra consagrada do George Owell, ao perceber que acabara de começar, junto-me a eles.
O filme inicialmente já me agradara pela rememoração de fatos que esquecia do livro, que já havia algum tempo que tinha lido. Apesar dos efeitos amadores em diversas cenas, da pouca descrição dos personagens em comparação à obra escrita, o filme é no mínimo didático, e vale a pena perder cerca de uma hora e meia para conferir a versão cinematográfica da "Revolução dos Bichos", principalmente para os que leram a obra, é no mínimo divertido as projeções.

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

Em verdade, este filme é MUITO diferente do livro, muito mesmo... Se ele radicaliza em algumas situações (vide o destino da cadela que narra), mas é um filme legal sim... Confesso que não gostei tanto, não somente pela rudimentaridade dos efeitos especiais, mas devido principalmente a algumas concessões narrativas em relação ao livro, devido ao tempo demorado com que o roteiro se dedica aos dramas secundários e oportunistas dos humanos mostrados, etc., mas... Vale a pena perder sim os tais 90 minutos que relataste...

Recomendo a releitura do livro. Garanto (sem pretensão alguma nisso) que o filme vai cair e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito no teu conceito!

WPC>

Pseudokane3 disse...

"No mínimo, didático"...

Bom ver que tu aprecias esta concessão...

Faz de conta que tudo é didático: eis o conselho que ouço e pratico!

Verei novamente o filme qualquer dia... Ele é frequentemente exibido nas TVs fechadas, principalmente no Hallmark, que é o preferido de minha mãe, que se enterneceu com a narradora do filme (e não do livro)

A gente tenta...

WPC>