terça-feira, 28 de abril de 2009

"Acabou Chorare" (1972)


Eu sempre achei analisando toda a sua discografia, os Novos Baianos uma banda boa, e só, seja pela não linearidade qualitativa de todo trabalho, seja por que apesar de atingir seu ápice no som que a banda fez, o ritmo do axé jamais me agradou totalmente, porém o primeiro álbum que conheci da banda, o segundo gravado pelo grupo, que inclusive é o mais conhecido popularmente, "Acabou Chorare", é extraordinário, não é por menos que nas mais variadas listas de críticos que se atrevem a julgar os melhores álbuns tupiniquins o "Acabou Chorare" está sempre constando nas primeiras posições, inclusive na mais importante delas, a lista da revista Rolling Stones, o álbum aparece como o melhor disco já produzido no Brasil.
Esta obra prima dos Novos Baianos inicia com a famosa música "Brasil Pandeiro" do compositor Assis Valente, e na primeira frase, "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor...", a extraordinária Baby Consuelo decreta quase obrigatório se apaixonar pelo álbum, mostrando uma das mais belas vozes femininas já pronunciadas, o álbum segue com a tão famosa quanto "Preta, Pretinha" tão bem interpretada quanto pelo cantor baiano Moraes Moreira, porém o álbum atinge seu ápice na primeira música do lado 2, onde é entoada a "melhor música do disco", "Mistério do Planeta", que merece ser registrada aqui, fica a indicação e "Viva aos Novos Baianos".


"Mistério do Planeta"

"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso.
Jogando meu corpo no mundo,
andando por todos os cantos.

E pela lei natural dos encontros,
eu deixo e recebo um tanto.
E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas.

Passado, presente,
participo sendo o mistério do planeta.

O tríplice mistério do "stop",
que eu passo por e sendo ele no que fica em cada um.

No que sigo o meu caminho e no ar que fez e assistiu.
Abra um parênteses,
não esqueça que independente disso eu não passo de um malandro.
De um moleque do Brasil,
que peço e dou esmolas.

Mas ando e penso sempre com mais de um,
por isso ninguém vê minha sacola."

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Bom, por mais que eu concorde contigo e com os citados críticos no que se refere à qualidade extremada deste trabalho, recém re-descoberto por mim, inclsuive! - algumas divergências em relação à "felicidade" contemplativa deste Brasil mostrado nas canções me impede de louvá-lo com a mesma intensidade... Mas é uma obra-prima, repito: OBRA-PRIMA, nota 10,0 mesmo e sinto orgulho de me flagar ouvindo=o de vez em quando...

E cantando odes à pretinha, ao Brasil dos pandeiros e sabe-se lá a que mais...

Orgulho até...

WPC>