segunda-feira, 2 de março de 2009

"São bonitas as canções..."


Há algum tempo estive esclarecendo há alguns colegas o "porque" de eu não gostar do Caetano Veloso, dizia que eu achava a sua obra falsa, em especial as de carácter de valorização à Bahia, terra natal minha e dele, além de eu já não apreciar as canções de temática citadina, eu não conseguia enxergar qualquer sinceridade nas características idealistas depositadas ao estado pelo compositor, para além das opiniões divergentes sobre o local, o ponto-chave da minha desconfiança da sinceridade do cantor reinava em outros fatos. Pois bem, a essência do caso, era realmente que eu não conseguia conceber a arte feita pela arte, sem a sinceridade embutida no processo.

Ontem por acaso esta ouvindo o álbum "Paratodos" do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, por quem deposito grande admiração, na "faixa 2" intitulada "Choro Bandido" parei pra pensar e fui obrigado a concordar e rever algumas crenças.

Segue abaixo o primeiro trecho da música:


"Mesmo que os cantores sejam falsos como eu

Serão bonitas, não importa

São bonitas as canções

Mesmo miseráveis os poetas

Os seus versos serão bons"


Ainda não gosto do Caetano, ainda não gosto do ufanismo citadino, mas ei de adimitir, belas canções, sinceras ou não, serão sempre belas canções.

5 comentários:

Pseudokane3 disse...

De fato, a beleza tem destas coisas... A de fazer-nos pensar, por alguns segundos que seja, que somente isto é o relevante...

mas, não, também nunca fui kantiano o suficiente para curtir este lance de "arte pela arte"... Sempre quis algo mais, sempre quero aliás. O Chico, que tu tão bem aprecias, possui este algo, é narrativo, é personalista...

O Caetano tem seus problema, mas quando acerta, acerta deveras. A relação de Coelho com "Transa", para mim, é um destes acertos...

Mas continuemos a pensar no caso (risos)

WPC>

Elaine Crespo disse...

Ainda não tinha conhecido um baiano que não gostasse de Caetano Veloso! Por mais que aceite tua opinião , não consigo entender!
Os argumentos são frágeis e toda a história da sua carreira só diz o contrario!
Mas eu como boa NE acho Caetano um dos melhores poetas de nossa cultura!

Adicionei teu blog a minha lista.. certo?
Se não retiro sem problemas!


Um beijo
Elaine

Rafael Maurício disse...

eu não argumentei rs, é so uma opinião
nem falei o pq, so a musica do Chico q me fez pensar, o Caetano só foi bode espiatório rs
tudo bem fiq a vontade, pode add

Pseudokane3 disse...

Vem cá, este "tua" do título de teu blog sempre esteve entre aspas? Não lembro disso...

beleza e mamória competem ás vezes (risos)

WPC>

. disse...

Chico também me faz pensar rs
mas eu gosto de Caetano (das músicas dele) talvez pq não fico analizando... enfim.
pequeno :*