sábado, 5 de setembro de 2009

"Pra que rimar amor e dor?..."



Se não existissem as rimas, todos os poemas seriam potencialmente sinceros. Não a sinceridade do autor, esta pouco importa, mas a sinceridade da poesia.
Não sei se alguem pensa nisso também, mas jamais consigo adentrar sentimentalmente, conteplativamente poemas "rímicos", passo o tempo tentando preencher hiatos, descobrir ou perceber qual palavra seria a escolhida se não
fosse pra satisfazer esse enquadramento "rímico", me irrita também como cativam foneticamente, como se quisessem esconder algo, como me irritam as rimas poéticas.
Acabo de pensar nisso, não sei se serve, mas como diria Drummond: "...Se eu me chamasse Raimundo...", seria tão fácil se me chamasse Raimundo, mas prefiro soluções.

9 comentários:

. disse...

adorei a foto.
e você não gosta de rimas?
lembrei da ida e volta do eneh- Minas.


"inha inha inha clube da bolotinha"
"ão ão ão, meu forte não é rima!"

kkkkkkkkkkkk

;* baiano perdedor de coisas.

Rafael Maurício disse...

ah, mas rimas dessa catgoria pode

Pseudokane3 disse...

Basta-me uma contração: NÉ?

Concordo muito contigo...

Mas acho que tem muito mais coisa por detrás desta reflexão gramatical...

Maurício rima com ESTRUPÍCIO e Rafael com GARGAMEL, mas não troco nenhuma não-dor pela oportunidade de estar ao teu lado...

WPC>

Fábio Barros disse...

Nem sempre se escreve poesia com a intenção de um enquadramento "rímico" não, pô.

Parece tendencioso o que eu vou falar, mas não é:

As rimas, as combinações fonéticas, os sons por si próprios, enquanto matéria-prima pra uma construção verdadeiramente (e é aqui que entra a sinceridade que importa pra vc) poética possuem vida própria também. É claro que existe o forçoso dentro de um processo de criação de uma poesia, mas tenha certeza que nem todo mundo se deixa levar pela facilidade. Sim, pq talvez seja mais difícil deixá-la verdadeira.

Fábio Barros disse...

Esse papo de sinceridade, verdade, grade (assim, cheio de rima) me deu uma coisa preu escrever no meu brog.

Vou lá.

Rafael Maurício disse...

é eu sei, mas eu acho q a poesia é(deveria ser) puro sentimento, "poesia", não poeta, acho q combinaçoes de sons é musica, a música necessita disso, mas a parte de palvras enquanto matéria-prima eu concordo, eu tb nao estou generalizando, e q eu li coisas bem forçadinhas, aí e sabe né, sou desses

Rafael Maurício disse...

o texto é mais específico do q parece

Pseudokane3 disse...

SOMOS!

Tenho o mesmo problema que Rafael, nesse sentido, e ele bem sabe...

WPC>

Pseudokane3 disse...

E TUDO o que tu fazes cheira a especificidade, caro Maurição... Tu é que não me enganas mais (hehehehehe)

WPC>